Parafusos para telhas

6 cuidados na instalação e escolha de parafusos para telhas metálicas

12/Ago

6 cuidados na instalação e escolha de parafusos para telhas metálicas

Se você pensa em instalar uma cobertura metálica, precisa ficar atento não só ao modelo de telha mais adequado à edificação, mas também a fixação.

Qual a importância de escolher o parafuso correto? Como já mencionamos em outros artigos, os parafusos correspondem a menor parcela de custo de uma obra, mas são fundamentais para uma boa execução do projeto de telhamento. É importante escolher parafusos de qualidade e seguir a forma correta de instalação.

Sem a utilização de parafusos e fixadores adequados ao modelo de telha que será usado na obra, todo o investimento no projeto pode ficar comprometido, pois além de danificar a cobertura, o uso de parafusos equivocados atinge também as instalações abaixo das telhas. 


6 cuidados na instalação e escolha de parafusos para telhas metálicas
  1. Verifique o tamanho e a quantidade de parafusos necessários para instalação. O próprio fabricante da telha pode indicar qual o modelo de parafuso deve ser usado. Siga essa instrução para não ter surpresas na hora da montagem, e de preferência opte por parafusos de qualidade. Assim, sua cobertura terá maior durabilidade.

  2. Cada tipo de telha tem um local apropriado para a fixação:

    - Nas telhas simples de perfil ondulado ou trapezoidal, os fixadores devem ser colocados nas ondas baixas, alinhados às terças para um perfeito ajuste. São indicados pelo menos 4 fixadores a cada metro.

    - Nas telhas tipo sanduíche, a fixação dos parafusos deverá ser feita na parte superior do trapézio, em ângulo perpendicular.

    - Caso seja necessária a fixação nas ondas baixas, indica-se utilização de arruelas de alumínio para a segurança da vedação.

    - No recobrimento lateral, é necessária a utilização de parafusos de emenda (costura) a cada 50 cm. É recomendado fixar os parafusos de costura antes dos parafusos de fixação da telha.

    6 cuidados na instalação e escolha de parafusos para telhas metálicas


  3. Tenha cuidado para não amassar a telha ao colocar o parafuso. Ao colocar a telha no bit, que é exatamente o canal, ela faz uma concavidade, a qual pode se transformar em um lugar de acúmulo de água.

  4. Se, durante a instalação o parafuso estourar a borracha é indicado que ele seja substituído imediatamente.

  5. Para maior segurança quanto a vazamento, é recomendado o uso de fitas de vedação para selar emendas longitudinais e transversais entre as telhas.

  6. Após a completa instalação e fixação das telhas a área deve ser limpa. Isso é importante para eliminar resíduos (limalhas) que, se não retirados, podem causar corrosão.

     

Dicas úteis:

- Se o telhado possuir duas águas opostas, a cobertura deverá ser feita, simultaneamente, em ambos os lados, uma a uma. Dessa forma haverá coincidência das ondulações da telha com as da cumeeira.

- Não apoie ou arraste produtos pesados ou ferramentas nas telhas. Isso pode causar ranhuras ou amassados que comprometerão a qualidade da cobertura.


Gostou deste artigo? Deixe um comentário e se precisar solicite uma cotação de parafusos. Temos diversos modelos em estoque para entrega imediata. Atendemos todo o Brasil.
E na dúvida, estamos aqui para auxiliá-lo na escolha ideal do parafuso para o seu telhado. 

 

 

  • Compartilhe esse post

Olá, deixe seu comentário para 6 cuidados na instalação e escolha de parafusos para telhas metálicas

Enviando Comentário Fechar :/