Parafusos para telhas

Classe de resistência de parafusos

20/Mai

Classe de resistência de parafusos

Quando chega a hora de escolher os fixadores para um projeto, é de fundamental importância conhecer sobre a resistência dos parafusos. A carga total que um parafuso suporta é a soma da tensão inicial (isto é, do aperto) e da carga imposta pelas peças que estão sendo unidas.

Com o aperto excessivo podemos:

  • Espanar os fios das roscas;
  • Quebrar o parafuso;
  • Empenar a peça que está sendo fixada;
  • Esmagar a junta causando vazamento, além de outros problemas.

Com o aperto insuficiente podemos:

  • Provocar vazamentos;
  • Fazer o parafuso se perder;
  • Causar desalinhamento em peças ou componentes.

 É muito comum um material quebrar-se quando submetido a esforços cíclicos. Isto significa que, mesmo tendo o fixador suportado o esforço de tração com o qual foi inicialmente apertado, ele pode romper dependendo das tensões e da frequência das cargas dinâmicas envolvidas. A isso se dá o nome de fadiga.

Existem três pontos de concentração de tensões em que os parafusos estão mais sujeitos à falha por fadiga. Veja a imagem logo abaixo.

Classe de resistência de parafusos

Se você precisa de maior resistência para o seu projeto, é importante atentar-se à especificação da classe de resistência dos parafusos, que vem estampada na cabeça dos mesmos. É uma informação técnica formada por dois números que indicam a carga que o parafuso pode ser submetido.

Conhecer esse código é importante para se ter uma ideia da resistência do parafuso e para determinar o torque de aperto máximo. 

O primeiro número multiplicado por 10, diz o limite de resistência à tração do parafuso, e o segundo multiplicado pelo primeiro número o limite de escoamento.

Quanto mais dúctil for o parafuso, maior será sua capacidade de absorção de energia e de resistência a impactos.

 

O que é ductilidade?

É a capacidade de deformação do material até sua ruptura, sendo que, quanto mais dúctil for o parafuso, maior será sua capacidade de alongamento sem se romper. Parafusos com boa ductilidade podem ser apertados até a zona elasto-plástica, onde se obtém a maior força de fechamento da junta e resistência do fixador, ou seja, eles são apertados até se alongarem sem perder suas propriedades.

 

Entenda os números

Você já sabe que os números gravados geralmente na superfície superior da cabeça do parafuso indicam sua resistência (ex.: 8.8).

Quanto mais alto o número gravado, maior é a resistência do produto. Mas o que significa esta resistência na prática? Ela determina a aplicabilidade do parafuso quanto à responsabilidade. Dependendo da aplicação, há a necessidade de se usar parafusos de alta resistência.

Os parafusos com classes de resistência 4.8, 5.8 e 6.8 normalmente são confeccionados com aço de baixo ou médio carbono. Já os parafusos com classes de resistência 8.8, 10.9 e 12.9 usam aço médio carbono ou aço ligado.

Quanto menor for a classe de resistência do parafuso, maior será a sua ductilidade, porém menor será a sua capacidade de gerar força, em outras palavras, suporta menos torque.

Quanto maior for a classe de resistência do parafuso, menor será a sua ductilidade, porém maior será a sua capacidade de gerar força.

 

Concluindo

Embora a classe de resistência defina os valores de torque máximo que os parafusos são capazes de suportar, a quantidade de força que pode ser aplicada às peças também irá variar de acordo com o diâmetro dos parafusos e do tipo de material onde será feita a junção.

Por isso, é importante sempre seguir as especificações exigidas pelo fabricantes das telhas, usando os parafusos especificados.

A Metalpar fornece parafusos de diferentes tipos e classes de resistência para sua obra. Tem dúvidas? Fale com a gente!

  • Compartilhe esse post

Olá, deixe seu comentário para Classe de resistência de parafusos

Enviando Comentário Fechar :/