Gestão na construção civil

Os benefícios do planejamento da obra

11/Nov

Os benefícios do planejamento da obra

A construção civil é um dos setores que tem evoluído rapidamente ao longo dos anos, exigindo de seus gestores um grande envolvimento e maior conhecimento, principalmente no que diz respeito ao planejamento da obra. 

De acordo com um estudo publicado pela UFRGS, a falta de planejamento é a segunda maior causa de não cumprimento de pacotes de trabalho, perdendo apenas para problemas com mão de obra. 

O planejamento é essencial para se obter bons resultados, e não só em relação ao cumprimento do prazo, mas de cara ele já ajuda a evitar um dos problemas mais comuns: o descaso dos prestadores de serviço. É normal ver serviços concluídos que apresentam inúmeras falhas em sua execução.

Veja a seguir o que preparamos sobre esse tema para você. 

 

Profissional especializado

É fato que a falta de um planejamento mais profissional ocorre principalmente em obras de pequeno e médio porte, efetuadas geralmente por pequenas empresas ou profissionais autônomos. Mas mesmo em grandes obras, alguns problemas seguem sendo rotineiros nos mais diferentes tipos de projetos por falta de um bom plano de ação. Essa deficiência pode trazer consequências desastrosas para uma obra.

O planejamento deve seguir passos bem definidos. Cada etapa é cheia de detalhes e envolve muitas particularidades. Isso não é um trabalho dos mais simples e deve ser feito por um profissional especializado, pois envolve a leitura cuidadosa de desenhos e plantas, entendimento da metodologia construtiva e capacidade de desmembrar o escopo do projeto, identificando e subdividindo todas as tarefas. São muitas as etapas que compõem um plano construtivo.

O investimento no planejamento da obra evita que sejam realizados retrabalhos. Consequentemente isso traz não apenas um ganho financeiro, mas a satisfação de uma obra bem-feita.

 

Planejamento e controle 

No planejamento devem ser escolhidos os métodos executivos de cada tarefa, verificadas as relações de interdependência entre elas, a duração de cada uma, o tamanho das equipes e suas produtividades. Nessa etapa, há também a definição de qual é a melhor sequência construtiva.

Muitas construções possuem um ótimo planejamento, mas um controle falho. Se não há um bom controle, que hoje em dia pode até ser feito digitalmente, o resultado final acaba sendo impactado, pois muitas atividades dependem de outras para serem iniciadas.

Então, não basta apenas planejar é preciso também controlar e cumprir o que foi estipulado.

 

Os benefícios do planejamento da obra

 

Os benefícios do planejamento estratégico da obra

Como você já viu até aqui, o planejamento é realmente imprescindível para uma boa gestão de obra. Listamos abaixo ainda alguns benefícios:

  • Conhecimento pleno da obra. O planejamento impõe o estudo total do projeto, desde sua viabilidade, análise do método construtivo, identificação das prioridades, períodos e sequências de execução, necessidades de compra e contratações, até dos recursos financeiros.

  • Detecção de situações desfavoráveis e agilidade de decisões. O planejamento e controle possibilitam uma visão mais ampla, até para se projetar e ter mais confiança em mudanças de planos necessários em tempo hábil.

  • Cumprimento de prazos estipulados. Um bom planejamento deve conter o cronograma de cada atividade a ser realizada de forma a minimizar as consequências de imprevistos.

  • Maior controle. Acompanhando o desenvolvimento de cada atividade, é possível identificar as predecessoras, ou seja, aquelas que precisam ser concluídas para que a próxima se inicie.

  • Maior produtividade. Com as tarefas bem planejadas, evita-se mão de obra ociosa e retrabalhos.

  • Controle de desperdícios. Com planejamento não há compra desnecessárias. É possível prever exatamente a quantidade de material que será utilizado em cada etapa da obra. Se o cronograma e o controle forem bem feitos, é possível inclusive evitar acumulo de material no canteiro de obra, efetuando pedidos programados.

  • Lucratividade. As compras programadas com antecedência, diferente daquelas efetuadas de forma emergencial, com valores mais altos, garantem maior flexibilidade de pagamento, equilíbrio das finanças e consequentemente maior lucratividade.

  • Redução de erros e atrasos. No planejamento são previstos os riscos e fatores adversos. Um plano secundário pode ser traçado antecipadamente. 

 

Aquisição de materiais

Indo um pouco mais além do planejamento, a aquisição de materiais é igualmente relevante dentro das exigências de uma obra. A qualidade do material usado e prazo de entrega são fundamentais para que o plano se cumpra. Por isso, ter uma relação de fornecedores com credibilidade no mercado, que podem ser considerados como parceiros de negócio é o ideal. A Metalpar, por exemplo, está a 25 anos colaborando de forma eficiente com o mercado da construção civil. Conheça aqui sua história.

 

Conclusão

Na construção civil, imprevistos não podem ser antecipados e muitas vezes são uma realidade. Porém, com um bom planejamento muita coisa pode ser evitada.

Siga o planejamento até finalizar a construção, faça o acompanhamento do inicio ao fim e capacite seus gestores. O planejamento é chave de sucesso de qualquer empreendimento.

E reavalie sempre. Provavelmente você notará que existem pontos que precisam ser melhorados para uma melhor eficácia da obra.

 

Se esse post foi útil para você, deixe sua opinião sobre o tema.

 

  • Compartilhe esse post

Olá, deixe seu comentário para Os benefícios do planejamento da obra

Enviando Comentário Fechar :/