Ganchos

Os ganchos fornecem ótima sustentação na fixação de telhas

16/Ago

Os ganchos fornecem ótima sustentação na fixação de telhas

Os ganchos fazem parte do mais antigo sistema de fixação de telhas e promovem uma ótima qualidade na ancoragem dos mais distintos modelos de coberturas, tanto residenciais como comerciais. Eles podem ser usados em telhas de alumínio, galvanizadas, de fibrocimento em estruturas com apoios de madeira ou ainda em telhas que serão fixadas em estruturas metálicas. 
São considerados um fixador potente, multifuncional e econômico, que garantem uma perfeita estanqueidade, quando aplicados da forma correta.
Ganchos fabricados em aço que recebem um tratamento especial de zincagem, tornam-se ainda mais resistentes a rupturas e principalmente à ação de ferrugem.
Os acessórios complementares ao gancho, ou seja, o conjunto de vedação, como porca, arruela côncava e arruela de PVC, também devem ter uma boa qualidade e são fundamentais para que o gancho fique preso e vede o furo feito na onda alta da telha.
Você pode estar se perguntando: por que fixar o gancho na onda alta? Neste ponto não há acúmulo de águas pluviais e, consequentemente, reduz-se consideravelmente a chance de goteiras.
Ainda falando sobre um perfeito acabamento, o gancho deve ser fixado no lado superior externo, encaixando o conjunto de vedação e ajustando com a porca o limite de aperto. Evite o esmagamento das arruelas.

 

Tipos de ganchos

Com um formato especial, os ganchos cumprem a função de aproximar e fixar as telhas na estrutura construída. Cada tipo de estrutura exige um modelo de gancho. Assim é garantida uma perfeita estanqueidade. Conheça alguns modelos de ganchos:

Os ganchos fornecem ótima sustentação na fixação de telhas

Os ganchos tipo L são usados em vigas U e são engatados por debaixo da terça, já os ganchos modelo anzol são usados em vigas G e engatados na parte da “orelha“ da terça.

 

Os ganchos padrões da Metalpar, modelos MTP06, MTP16, MTP26 e MTP36, são fabricados com comprimento e modelo variados e rosca com 58 m/m. Acompanham o conjunto de vedação: porca sextavada (MTP216), arruela côncava galvanizada (MTP196) e arruela em PVC flexível lisa (MTP206) ou tipo chupeta (MTP216).  Há também os modelos de ganchos em ferro chato:  MTP76, MTP86, MTP96.
Todos atendem bem as telhas galvanizadas, galvalume, de alumínio, translúcidas e CRFS (tipos de telhas Brasilit/Eternit).
Todos os ganchos Metalpar são produzidos com acabamento galvanizado eletrolítico, a fogo, alumínio ou inox 304.
Ao encomendar um gancho com rosca é necessário indicar o diâmetro desejado, 1/4” ou 5/6” de rosca, e todas as medidas e ângulos cuja soma determina o comprimento total desenvolvido da haste reta.

 

Exemplo de cálculo

Abaixo mostramos como calcular as medidas de um gancho tipo anzol padrão MTP36, internamente:

Os ganchos fornecem ótima sustentação na fixação de telhas

- Medida A – Soma da altura da viga ou perfil que a telha for apoiada + altura da onda da telha + 40m/m (sobra da telha para cima, para colocar o conjunto de vedação)

- Medida B – Largura da viga    

- Medida C – Normalmente 20m/m é o suficiente para segurar e dar apoio na fixação.


A Metalpar é uma empresa especializada em produtos para fixação de coberturas. Além de ganchos, hastes e parafusos, também oferece acessórios como fita de vedação e outros complementos que contribuem para a maior estanqueidade. Caso necessite, na Metalpar também é possível encontrar hastes sem cabeça em “L” para andaimes (MTP66).

 

 

Curtiu este artigo? Deixe um comentário.

Entre em contato e conheça nossos fixadores.

 

  • Compartilhe esse post

Olá, deixe seu comentário para Os ganchos fornecem ótima sustentação na fixação de telhas

Enviando Comentário Fechar :/